Dengue – Já é hora do combate!

É importante começar o combate contra a Dengue antes do início do período chuvoso

Mesmo com todas as campanhas de conscientização, a Dengue ainda é uma preocupação de toda a população, pois, quando começam as chuvas de fim de ano, aumentam os locais de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito vetor da doença tem um ciclo de reprodução muito rápido, então, deve-se tomar cuidado desde a primeira chuva.

São quatro tipos de vírus da Dengue. Ao contrair um dos vírus, o corpo só pode ser infectado por um dos outros três tipos, reduzindo a possibilidade de ter a doença pela segunda vez, mas a reincidência é mais preocupante: quando a doença volta a atacar o corpo já imunizado contra o outro tipo de vírus, o sistema imunológico fica mais sensível, tendo uma reação exagerada, que pode causar inflamações que, por sua vez, causam danos aos vasos sanguíneos, aumentando a possibilidade da Dengue Hemorrágica, que pode levar a pessoa a óbito.

Como tratar a Dengue

O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. Só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, dor nos ossos e articulações, perda do apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo (principalmente nos membros superiores), náuseas, vômitos, tontura e cansaço. Caso apresente algum desses sintomas, beba bastante líquido e procure um médico. No Pronto Acolhimento da Clínica COOPEDER, há uma equipe instruída para auxiliar os associados.

Conheça o inimigo

Dengue - Já é hora do combate!

Muitos mitos surgiram depois do crescimento do número de casos de dengue. Fique atento ao o que é verdade e o que é mito.

✓ Ar condicionado e ventiladores não espantam o mosquito.

✓ Secar os reservatórios de água parada não basta. Deve-se limpar, pois o ovo pode se desenvolver em ambiente seco.

✓ Repelentes não são eficazes contra o mosquito, pois têm efeito indeterminado e temporário.

O mosquito pode ser preto ou marrom. Sempre apresenta manchas brancas.

O horário de maior incidência do ataque do mosquito é durante o dia, mas ele pode atacar a qualquer hora.

O mosquito Aedes Aegypti também pode transmitir a febre amarela.

Atenção! A picada do mosquito não dói e não coça. 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.