O Risco da Hipertensão

Estimativas dão conta que 1,2 bilhão de pessoas sofrem de pressão alta no mundo, sendo que 31,5 milhões de brasileiros têm o problema. Conheça um pouco mais sobre a Hipertensão, doença que pode matar se não for tratada corretamente.

O que é:

Resultado de um esforço extra do coração para distribuir sangue por vasos que desenvolveram aumento da resistência à passagem do líquido. A principal causa da hipertensão é a predisposição genética. Colesterol, fumo e estresse também atrapalham

ConseqUências do mal:

>> Ruptura de pequenas artérias
>> Hipertrofia cardíaca
>> Entupimento de artérias

Prevenção:

>> Exercícios físicos
>> Alimentação saudável
>> Evitar cigarros

>> Evitar bebida alcoólica em excesso
>> Evitar estresse

TRATAMENTO:

Envolve todas as formas de prevenção, além do uso de medicamentos que controlam a pressão.

O exame para medir a pressão:

O procedimento requer um aparelho especial. No início, pressiona-se o braço até o ponto no qual o sangue deixa de passar pela artéria. Lentamente, o especialista afrouxa a pressão até ouvir (pelo estetoscópio) o primeiro jato de sangue que conseguiu passar pelo vaso pressionado, funcionando da seguinte forma:

>> Quando a tira está bastante inflada, a artéria se fecha e o sangue não passa.

>> Ao desinflar a tira, a artéria começa a se abrir até o ponto no qual o sangue consegue, com a pressão do coração, passar pelo espaço ainda com resistência.

>> Na medida em que a tira é relaxada, o sangue flui normalmente e a pressão não é mais audível.

A pressão ideal deve estar em torno de 12 x 8 (a máxima pressão medida é de 120 mm de mercúrio e a mínima de 80). A variação de até 14 x 9 ou (140 x 90 mmHg) ainda é considerada normal.

Os mecanismos que controlam a pressão arterial:

O controle imediato da pressão é comandado pelo sistema nervoso que, por meio de sensores em artérias, percebe as mudanças da circulação e ajusta os diâmetros das artérias de acordo com as necessidades de fluxo sangüíneo.

O controle em longo prazo é realizado pelos rins e sua ação é duradoura. A regulagem da pressão está ligada aos níveis de sal e água no sangue. Os rins podem reter o sal e água no sangue ou eliminá-los pela urina.

O aumento dos níveis de sal e água no organismo faz subir a pressão arterial; a redução dos níveis de sal e água faz baixar a pressão arterial

Cuidados:

A hipertensão não apresenta sintomas específicos logo que aparece e somente mais tarde, com a evolução, quando já danificou artérias, arteríolas e órgãos, mostra sinais de sua presença.

Contudo, apenas a medida da pressão arterial não permite identificar seguramente um indivíduo como hipertenso. A simples leitura dos valores da pressão arterial não serve como dado absoluto. É necessário interpretar esses valores para alcançar algum resultado prático.

Às vezes, a pressão poderá estar alta apenas durante os momentos da mediação, por nervosismo. Além disso, os valores podem estar alterados por um erro de medida. Cabe ao médico suspeitar da ocorrência de hipertensão arterial e, se necessário, requisitar outros exames, tanto para complementar o diagnóstico como para tentar esclarecer a origem da doença.

Quando o médico já tem certeza de que o caso é de hipertensão, procura descobrir a causa da doença através do interrogatório do hipertenso, da verificação do estado do paciente, dos resultados das investigações de laboratório e outras provas.

Como base para o diagnóstico, o interrogatório do paciente é de grande importância. Através dele é possível orientar os exames necessários para que se saiba se a hipertensão é secundária ou essencial. Entre outras coisas, o médico pode querer saber quando foi registrada pela última vez uma pressão normal, se o paciente fuma, se familiares também sofrem de hipertensão ou doenças dos rins, se tem dores de cabeça frequentes ou periódicas, se tem dificuldades respiratórias ou palpitações, se tem dificuldade ou dor para urinar, e muitas outras questões.

Ruptura de pequenas artérias

Os vasos mais sensíveis não aguentam a pressão arterial forte e estouram, causando um derrame.

Hipertrofia cardíaca

O coração, por ser muito exigido, começa a crescer (como um músculo quefez muita força). Chega a um ponto que o músculo cansa, perde a força e isso pode levar à problemas circulatórios.

Entupimento de artérias

A pressão alta provoca feridas nas paredes internas dos vasos. Estas atraem partículas que vão se colando até entupir a passagem do sangue e causar desde infartos à insuficiência renal.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.